A cidade fantasma na Pensilvânia!





Parece até nome de filme. Mas não é. Estamos falando de uma cidade que fica na Pensilvânia, Estados Unidos, uma cidade fantasma, mas não como as outras. O que chama a atenção nesse caso é fogo eterno que a derrubou, e queima até hoje por baixo dela.
Tudo começou em 1962, quando os bombeiros apagaram uma pequena brasa que ameaçava começar um incêndio em um campo. O que eles não sabiam é que essa pequena brasa foi o suficiente para acender uma imensa camada subterrânea de carvão, dando origem assim à um verdadeiro inferno, queimando tudo por baixo da terra.
O fogo que subiu à superfície foi contido sem problemas, mas isso não resolveu o problema, afinal, o subterrâneo tinha um combustível potente: o fluxo de oxigênio presente em diversas minas abandonadas pela cidade. Com isso, o fogo inevitavelmente cresceu e se espalhou, cobrindo assim, com uma intensidade muito maior, toda a área da cidade.
Os habitantes de Centralia só perceberam que tinha algo errado em 1979, 17 anos depois do início do incêndio, quando o dono de um posto de gasolina foi checar a temperatura de seus tanques no porão e se deparou com um termômetro apontando para 77.8ºC. Para quem não lembra, o ponto de fulgor da gasolina é de -42ºC. Logo após esse episódio, um menino de 12 anos quase morreu quando a força do calor destruiu o chão e criou uma rachadura de 46 metros de comprimento ao lado dele.
Sem achar uma solução, a população evacuou em 1984, e Centralia hoje não passa de uma cidade fantasma. Em 1992, foi demolida a grande maioria dos prédios e construções, mas nada foi feito na área, que hoje é inclusive temida por muitas pessoas por causa do elevado risco de rochas se partindo, queimaduras através dos ventos quentes, entre outros.
Hoje, o fogo cobre uma área de 1.6km², e, de acordo com cientistas que estudaram o caso, a área tem uma quantidade de carvão suficiente para manter tudo aceso pelos próximos 250 anos.
Será que um dia esse lugar vai, literalmente, renascer das cinzas?







Sem esquecer que esta cidade inspirou o filme Silent Hill ...

















Gostou? Compartilhe e ajude o site!

Postagens mais visitadas